Casa Perini QU4TRO

Recomendação Tintos&Tantos

Casa Perini Qu4tro

Um vinho para quem tem apreço aos detalhes. Para quem reconhece o valor de um trabalho bem feito.

Então vamos aos detalhes?

  O nome desse vinho é grafado de uma maneira muito charmosa: QU4TRO.

  Sua garrafa não é cilíndrica, ela possui quatro lados.

  Ele é composto pelo corte de quatro uvas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Ancellotta.

  O número quatro é também uma referência às estações do ano e sua influência nos vinhedos.

  Além disso, também se refere às fases da Lua, e sua interferência nas vinhas.

  Ele é comercializado individualmente, ou em uma charmosa caixa de madeira, com 4 garrafas.

  Por fim, o número 4 está ligado, também, às 4 décadas de produção de vinhos da Casa Perini.

Mas, se o assunto é capricho, a coisa não fica por aí. Sabe a cápsula, que envolve o gargalo e protege a rolha? Ela traz o número 4 no seu topo, e, à sua volta, o nome de cada uma das quatro uvas que compõe o corte.

E o rótulo? O rótulo do vinho é de madeira. Sim, de madeira! E traz o número 4 vazado.

Ainda no rótulo, abaixo da indicação de safra (que no caso do que degustamos era 2012), a gente pode ver a assinatura de Benildo Perini, o responsável por essa maravilha produzida na Serra Gaúcha.

Mas, seguindo a lógica do número 4, é claro que a Casa Perini, e esse vinho icônico chamado QU4ATRO não são fruto do trabalho de uma única pessoa. E ele sabe disso.

É inspirador e emocionante ver como Benildo Perini reconhece a importância familiar na sua trajetória, do legado de seu pai João, do incentivo de sua mãe Beatrice e de suas tias Carolina e Emília, dos bons conselhos de seu tio Francisco e da ajuda de D. Maria do Carmo, sua esposa e sócia.

Com 9 meses de passagem por barricas de carvalho francês, o QU4TRO apresenta uma impressionante complexidade de aromas, lembrando amoras maduras, figos e damascos secos, com notas de hortelã e de baunilha.

Muito bem elaborado e bastante robusto, o QU4TRO tem 12,5% de teor alcoólico.

Com boa acidez, taninos bem presentes e redondos, esse é um vinho bastante persistente, e que enche a boca, daqueles que chamamos de encorpado, e ponto final. Se quiser saber mais sobre o que define um vinho encorpado, clique aqui.

Para servir o QU4TRO com a atenção que ele merece, nossa sugestão é que ele esteja a uma temperatura aproximada de 18°C.

Esse é um vinho bastante gastronômico, que valoriza qualquer cardápio. Mas a nossa sugestão é que ele acompanhe uma refeição farta de sabores suculentos de carne vermelha, uma tábua de embutidos com lascas de parmesão e pedaços de provolone, ou mesmo uma boa lasanha à bolonhesa.

Uma última curiosidade. A saúde das videiras da Casa Perini e, consequentemente das uvas, é fruto de um sistema que utiliza, em alguns momentos pontuais, ar seco e quente nos vinhedos. E graças a esse sistema, totalmente sustentável e livre de agentes químicos, as videiras se fortalecem e geram uvas de melhor qualidade. Interessante, né?

Para finalizar, se quiser conhecer um outro vinho tinto da Casa Perini que também recomendamos, clique aqui.

E, se quiser saber mais sobre a Recomendação Tintos&Tantos, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em